
Nessa época, já ouvia Otis Redding e sua grande banda, Booker T & the MG's, composta por Steve Cropper, Donald "Duck" Dunn e Al Jackson. Nuno admira estes músicos até hoje, e reconhece-os como uma influência importante em seu estilo.
Em 1975, já no Canadá, Nuno juntou-se a um primo mais velho para formar uma banda de blues, tocando em bares locais. Um ano depois, decidiu reunir-se novamente com sua família que havia escolhido um novo país para morar: o Brasil.
Em 1990 ocorre o primeiro evento importante em sua carreira, quando lança seu primeiro disco solo, "Blues & Derivados", que passa a ser tocado em rádios de São Paulo, além de receber amplos elogios da crítica.
Em 1991, gravou seu segundo disco, "Long Distance Blues", pela gravadora Movieplay. Contou com a participação especial de Larry Mc Cray, ex guitarrista da banda de Gary Moore, e J.J. Milteau, o gaitista mais importante da França e um dos mais importantes da Europa. Este trabalho chamou a atenção da mídia nacional, colocando Nuno como um músico de porte que passou a integrar festivais de blues ao lado de nomes como Robert Cray, Otis Clay, Ronnie Earl, Lonnie Brooks e Bo Didley.
Em 1994, veio o reconhecimento internacional pela revista "Guitar Player" americana, destacando Nuno numa reportagem sobre o disco "Long Distance Blues.Nela, o então editor Jas Obrecht , uma das maiores autoridades de blues do mundo , compara Nuno a Jimmy Page. Outro destaque ocorre em maio de 1998, quando Mindelis é eleito o "Melhor Guitarrista de Blues" segundo o concurso mundial de aniversário de 30 anos da mesma revista.
Em 1995, Nuno apresentou-se em Austin, Texas, na comemoração do Vigésimo Aniversário da lendária gravadora Antone's, abrindo para nomes como Junior Wells e Guy Forsite. No mesmo evento, tocaram ainda Clarence Gatemouth Brown e Storyville, entre outros. As manchetes de jornais como "Austin Blues", alertavam: "A Fera (beast) da América do Sul está chegando!"
Ao final de 1995, Nuno gravou "Texas Bound" (gravadora Eldorado), tendo a seu lado seus novos amigos, Chris Layton e Tommy Shannon, integrantes da Double Trouble, banda de Stevie Ray Vaughan. Com esse disco, Nuno ganha platéias do mundo todo : do Brasil, dos EUA, e da Europa, onde realizou uma série de turnês bem sucedidas , sendo seu disco licenciado no velho continente pela especializada Taxim Records / Alemanha . O disco chegou a ser o décimo segundo em vendas na Bélgica , Holanda e Luxemburgo, dividindo espaço nas prateleiras do gênero com os maiores nomes do planeta nessa área, BB King, Robert Cray , Buddy Guy e outros.
1999/2000: Nuno lança "Blues On The Outside", (Trama Music )de novo com a Double Trouble. Mais uma vez, amplamente elogiado pela mídia nacional e internacional. A primeira faixa do disco , The grass is greener, foi a mais tocada em todas as rádios de blues e blues -rock da Internet em 2003, numa auditoria (escuta 24 horas) da "Live 365." A organização do Festival de Montreal ouviu este disco e em 2001 Nuno foi convidado a participar da edição do 25 aniversário do importantíssimo Montreal International Jazz Festival, bem como em Quebec , Ottawa e outras cidades . O convite repetiu-se em 2004 , com extensão para o Montremblant Blues Festival (e novas apresentações em Quebec , Ottawa ) após o lançamento do seu disco Twelve Hours , (beastmusic/Universal 2003) onde retomou o estilo agressivo , visceral e "ardido" de Texas Bound , deixado temporariamente de lado em Blues on the Outside.
As críticas positivas a Twelve Hours foram tantas que é preferível mencionar apenas uma frase , que encerrava um artigo de uma revista canadense: "Será que o novo rei do Blues é domiciliado no Brasil?" (Andy Grieg, editor Realblues Magazine)
Em 2005 Nuno gravou um projeto inteiramente dedicado ao Brasil, e que é uma guinada em sua carreira, o álbum " Outros Nunos"(beastmusic/Eldorado) . Nele, Nuno registrou oficialmente pela primeira vez o seu lado poético e literário, dando mais enfoque à composição e à poesia do que à guitarra, e fez parcerias com Zélia Duncan e Rappin' Hood, acrescentando elementos novos ao seu blues orgânico. Psicodelia, Hip Hop, Eletrônica e até Samba entraram no caldo. O disco recebeu elogios como "Um presente à canção brasileira" (Revista Cult) , "Uma surpresa em larga escala",(Carta Capital) ,"Um dos discos mais saborosos do ano " (Estado de São Paulo) e entrou na lista de melhores do ano do crítico Pedro Alexandre Sanches .
Nuno é considerado pela crítica e fãs como o principal guitarrista de blues do país. Seus discos são tocados nas rádios, bem como na televisão. Os fãs de Eric Clapton o descrevem de acordo com um muro pichado que dizia "Clapton is God". No Brasil, o muro diz: "Mindelis - Brazil's Guitar God!"
- Fonte extraída do site: http://www.nunomindellis.com
** Fiquem com a performance de Nuno Mindellis com a Música Red House (Jimi Hendrix).
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